MANUTENÇÃO PREDIAL

Visto que:

1º.  as edificações e suas extensões complementares tem agregado novas tecnologias construtivas de engenharia;

2º.  a legislação está cada vez mais exigente em relação à segurança e ao conforto dos usuários da edificação;

3º  Os serviços de manutenção predial (na área comum ou nas unidades autônomas) só podem ser realizados conforme a norma NBR 5674/2016, que estabelece os requisitos para a gestão do sistema de manutenção de edificações e estabelece que a manutenção predial só pode ser realizada com a emissão de ART - Anotação de Responsabilidade Técnica  assinada por engenheiros ou arquitetos com atribuições profissionais legais;

4º  A fiscalização sobre o AVCB está cada vez mais exigente, deixando o síndico ineficiente vulnerável às responsabilidades civis e a prejuízos financeiros que resultam na perda da indenização em caso de sinistro;

5º  A edificação deve apresentar o Laudo Técnico de Inspeção Predial atualizado, que já é obrigatório em vários municípios do Brasil, inclusive deve ser aprovado em breve, o Projeto de Lei Federal Federal que estabelece a obrigatoriedade para que todos os municípios apresentem o programa de Laudo Técnico de Inspeção Predial para edifícios residenciais e comerciais, além de um Plano Geral de Manutenção Preventiva Predial detalhado;

Torna-se necessário:

a.  que o síndico, que na maioria das vezes não tem uma formação técnica, tenha uma assessoria técnica adequada para enfrentar essa nova realidade, sob pena dele ficar vulnerável em relação à legislação, o que pode trazer grandes perdas econômicas e processos judiciais indesejáveis.

O que poderemos lhe oferecer?

A ISONET oferece Assessoria completa para a Gestão Técnica Predial. A área técnica predial se refere às partes da edificação cujos serviços devem ser realizados sob supervisão e responsabilização técnica de profissional habilitado e com atribuições concedidas pelos conselhos profissionais de Engenharia e/ou Arquitetura CREA/CAU.

As áreas são: Instalações Elétricas Prediais, Estrutura Predial, Fundações, Sistemas Eletrônicos, Sistemas Hidráulicos, Sistema de Combate a Incêndio, Sistema de Ar Condicionado, Sistemas de Águas/Esgotos, Sistema de Equipamentos de Segurança, Sistemas de Proteção a Descarga Atmosférica, Controle de Obras e Reformas entre outros.

Que exemplos podemos citar de legislação e de normas técnicas:

Podemos citar como exemplos:

1. Legislação: podemos citar o A.V.C.B. - Auto de Vistoria do Corpo de Bombeiros que necessita de responsável técnico para sua implantação, coordenação, atualização  e aprovação de ARTs.

2. Norma Técnica: podemos citar as normas de manutenção como a NBR 5674 - Manutenção de Edificações, que determina os procedimentos corretos de como realizar manutenção técnica predial, bem como a responsabilização técnica para sua implementação. Para as reformas é preciso que haja a emissão de ART (Anotação de Responsabilização Técnica). As reformas devem seguir a Lei de Uso e Ocupação do Solo de cada município.

Quais são as atividades da Manutenção Predial?

Algumas das atividades estão descritas abaixo:​

  • Inspeção Técnica Predial e Geração de Laudo Técnico de Inspeção Predial;

  • Gestão do Sistema de Combate a Incêndio e Coordenação do AVCB;

  • Gestão de Obras & Reformas da edificação; 

  • Gestão de Manutenção Técnica de Equipamentos;

  • Desenvolvimento e Gestão do Plano de Manutenção Predial;

  • Gestão do S.P.D.A. - Sistema de Proteção a Descarga Atmosférica - Para raio;

  • Gestão de Avaliação de Fornecedores dos Serviços Técnicos;

Benefícios para o usuário:

Com a Gestão Técnica Predial, o síndico e a edificação têm maior segurança jurídica e garantia de cumprir a legislação de obras, reformas e manutenção.

Público alvo:

Síndicos, Administradores de Condomínios, Administradores de Edificações.

Qual é a diferença entre Administração de Condomínios e a Gestão Técnica Predial?

A Administração de Condomínios é o segmento de empresas de contabilidade que realizam o controle de rotina da edificação, como por exemplo: administração da folha de pagamento dos funcionários, controle de material de limpeza, acompanhamento de assembleias, etc.

A Gestão Técnica Predial é o segmento que tem a responsabilidade das ações da Manutenção Técnica da edificação conforme legislação e normas técnicas em vigor.

Preço:

Consulte-nos e peça um orçamento para a implantação do sistema em sua edificação.